Um dos maiores torneios de robótica educacional do mundo é realizado em Ananindeua, no Pará

Um dos maiores torneios de robótica educacional do mundo é realizado em Ananindeua, no Pará
Torneio SESI de Robótica First Lego League está sendo realizado em Ananindeua — Foto: TV Globo

First Lego League desafia crianças e jovens de 9 a 15 anos a resolverem problemas do dia a dia.

Um dos maiores eventos de robótica educacional do mundo, o Torneio SESI de Robótica First Lego League, está sendo realizado em Ananindeua nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), na unidade SESI Ananindeua. A visitação é gratuita.

A cada temporada, a First Lego League desafia crianças e jovens de 9 a 15 anos a resolverem problemas do dia a dia. Ela é considerada a porta de entrada do mundo da robótica e inspira os participantes a seguirem carreira na área de Tecnologia e Inovação.

O evento reúne 33 equipes e mais de 150 participantes dos estados do Pará, Amapá e Roraima.

Em 2024, a temática chamada de Masterpiece envolve os alunos no mundo das artes aliadas às tecnologias e vai avaliar as equipes em quatro categorias.

No Design do Robô os juízes levam em consideração sensores de movimento, controladores e motores, além da programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e a evolução do trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.

No Desafio do Robô as equipes colocam em prática o que foi idealizado e o robô realiza 15 missões, como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos no tapete oficial da competição.

A categoria Core Values ressalta o valor de uma competição amigável e colaborativa. Ou seja, o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são os grandes pontos de atenção dos jovens.

E na categoria Projeto de Inovação, cada equipe precisa encontrar formas inovadoras de aproximar a arte do cotidiano das pessoas.

Entre os protótipos que poderão ser visualizados durante o evento estão uma tinta biodegradável produzida a partir de plantas e frutos, uma exposição inclusiva para pessoas com deficiência visual e um dispositivo redutor que reduz a frequência e a intensidade do som destinado a crianças que tem Transtorno do Espectro Autista.

Fonte : G1 Pará