Paraense nota mil na redação do Enem fez prova quatro vezes até tirar nota máxima: 'emoção única'

Paraense nota mil na redação do Enem fez prova quatro vezes até tirar nota máxima: 'emoção única'
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Yasmin Damasceno tem 19 anos e mora em Ananindeua, na Grande Belém. A jovem quer usar a nota para tentar passar no curso de medicina Veterinária. 

Três estudantes no Pará tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Yasmin Damasceno, de 19 anos, é um deles. A jovem diz que pretende usar a nota para passar no “curso dos sonhos”: Medicina Veterinária.

“⁠Eu já esperava uma boa nota, pois no meu ano de convênio eu consegui tirar 960. Mas, apesar disso, foi uma emoção única, fiquei extremamente feliz", diz.

As notas do Enem foram divulgadas nesta terça-feira (16), pelo Inep. No total, 60 candidatos no Brasil conseguiram tirar nota mil na redação..

Yasmin Damasceno, que mora em Ananindeua, no bairro da Cidade Nova, na Grande Belém, fez quatro vezes o exame. “Duas como treineira e duas como vestibulanda”, afirma.

Em 2019, ela zerou a redação. Em 2020, tirou 800 e em 2021 alcançou os 960 pontos. A nota máxima veio em 2023, com os mil pontos.

“⁠Eu fazia de 2 a 4 redações por semana. Estudava muito a parte gramatical da língua portuguesa, para não cometer erros de norma-padrão na redação (algo que faz muita diferença na nota)”, conta.

 

Estudante do Expert Cursos Específicos, a jovem não fez o Enem em 2022 porque começou a cursar agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia.

Yasmin afirma que a redação, por ser uma área do conhecimento assim como qualquer outra, exige muita prática.

 

“Treine bastante com base nos seus erros e faça muitas redações! tenha conhecimento de citações de filósofos e sociólogos renomados para ter um repertório produtivo ao realizar suas redações”, diz.

 

Outra dica infalível, segundo a jovem, é o uso de “repertórios coringas” na redação, pois ajuda a ganhar tempo na hora de produzir os textos.

“É legal pensar em um repertório para cada tema. Usei “Ensaio sobre a cegueira”, que é um livro do escritor José Saramago. Você consegue introduzir o contexto desse livro em qualquer tema”, revela. 

Fonte: G1 Pará

.